terça-feira, 23 de outubro de 2007

Marolas de Recife... quantas saudades!!!

sábado, 13 de outubro de 2007

O Homem Que Desafiou o Diabo: "falta de identidade nordestina", dizem os críticos


A crítica cinematográfica brasileira tem "caído matando" em cima da produção de O Homem Que Desafiou o Diabo, de Moacyr Góes (o mesmo autor de Dom e Trair e Coçar é Só Começar). A razão: a falta de identidade com a verdadeira essência cultural do Nordeste. Seguindo a tendência "global" hemeralópica de ver e interpretar a multiforme e profundamente rica cultura nordestina, o filme peca em não fazer jus a toda essa sutil complexidade.

Segundo Celso Sabadin, crítico de cinema, "a riqueza cultural nordestina - ampla, plural, profunda e multifacetada - dificilmente é compreendida pelos produtos áudio-visuais que saem dos estúdios da Rede Globo".

Para Celso e para outros críticos, a falta de profundidade é marcante num filme que não se decide entre encantar ou excitar o espectador e no qual nem a história, nem os personagens são aprofundados. Parece até que o diretor quis, conscientemente, preencher os gaps da trama apresentando o erotismo como substituto à verdadeira arte. "Provavelmente em busca do grande público, a opção é pelo humor chulo, que resvala num estilo de pornochanchada tardia, com data de validade pra lá de vencida", lamenta Sabadin.

E mesmo a despeito da qualidade do elenco, é mais que patente o seu esforço e dificuldade em encarnar a alma nordestina - é só prestar atenção um pouquinho para se perceber um tipo híbrido de sotaque criado por Marcos Palmeira, na pele de Zé Araújo. O carioquês falou mais forte que o nordestinês.

O Homem Que Desafiou o Diabo é, na realidade, um produto que nada cheira à apetitosa buchada nordestina, nem adoça o paladar tal como uma tradicional rapadura. Antes trata-se, na realidade, de uma feijoada com sarapatel preparados nos porões fluminenses do Projac.

Sinopse: Zé Araújo (Marcos Palmeira) é um homem boêmio, que gosta de frequentar cabarés e ouvir cantadores de viola. Após tirar a virgindade de uma turca, ele é obrigado pelo pai dela a se casar. Durante anos Zé passa por seguidas humilhações, provocadas por sua esposa. Um dia, ao ouvir uma piada sobre sua situação, ele se revolta, destrói o armazém do sogro e ainda dá uma surra na esposa. Ao terminar ele monta em seu cavalo e parte sem destino, decidido a ter uma vida de aventuras. A partir deste dia Zé Araújo passa a ser conhecido como Ojuara, enfrentando inimigos e vivendo situações inusitadas.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Uma pequena amostra do novo dicionário inglês/nordestinês

What the hell is that? = Diabéisso?

Hurry up! = Avia, homi!

Take it easy! = Se avexe não!

Don't be stupid! = Deixe de ser jumento!

Let's go, fellows! = Rumbora, negada! Bó simbó!

No thanks! = Carece não!

Very far away! = Lá im riba!

Very good! = Danado de bom!

This way... = Pêralí...

More or less... = Marromeno...

Straight ahead... = No rumo da venta...

Get out of the way! = Sai do mêi! = Arreda, negrada

That's cool! = É pai d'égua

I give up! = Eu peço penico!

Wait for me! = Perainda!

Hey, mister! = Psiu! Ei, seu Zé!

Son of a bitch! = Fíi duma kenga!

Come to me, baby! = Ande cá, Zefinha!

Where are you going? = Onturrai?

Where are you comming from? = Donturreim?

Oh, gosh! = Deeu a bixiga!

Vagas para cursos técnicos em Pernambuco

SENAI Pernambuco inscreve a partir desta quarta
A partir da próxima quarta-feira (10), os estudantes interessados em concorrer a uma das 1.578 vagas oferecidas pelo SENAI Pernambuco para cursos técnicos podem se inscrever para o processo seletivo 2008. O anúncio foi realizado hoje, na Escola Técnica SENAI Cabo, onde está acontecendo a Olimpíada do Conhecimento.

Os alunos podem se inscrever para os cursos de Técnico em Logística, Administração Empresarial, Alimentos, Automação Industrial, Automobilística, Confecção do Vestuário, Design de Moda, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Edificações, Informática, Química Industrial, Refrigeração, Segurança no Trabalho, Telecomunicações e Têxtil.

Os cursos são divididos em duas categorias: para os chamados aprendizes, que têm entre 14 e 21 anos, terminaram o Ensino Fundamental, e estão cursando em 2008 o 1º ou 2º ano do Ensino Médio, as aulas são gratuitas; já para os alunos que terminaram o Ensino Médio, os cursos são pagos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, nas unidade do SENAI da Região Metropolitana do Recife (Água Fria, Areias, Cabo, Paulista e Santo Amaro) e do interior (Caruaru, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe), sempre no horário das 9h às 17h. Outra opção é se inscrever pela internet, através do site www.upenet.com.br .

Os estudantes devem passar por uma seleção, que inclui provas de Língua Portuguesa, Redação e Matemática, no dia 18 de novembro, das 8h15 às 12h15. A expectativa é que o resultado seja divulgado no dia 11 de dezembro, a partir das 14h.

Confira o endereço das unidades do SENAI:

Escola Técnica SENAI Santo Amaro - Av. Norte, 539, Santo Amaro – Recife –PE Fone/Fax: (081) 3423-5122

Escola Técnica SENAI Areias - Av. Dr. José Rufino, 1141, Areias – Recife –PE Fone/Fax: (081) 3251-0666 E-

Escola Técnica SENAI Água Fria - Rua Japaranduba, 98, Água Fria – Recife-PE, Fone: (081) 3444-5560 Fax: (081) 3444-5554

Escola Técnica SENAI Caruaru - Rua D8, João Gomes Pontes, Vila Kennedy – Caruaru-PE, Fone/Fax: (081) 3721-2675

Escola Técnica SENAI Petrolina - Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 267, Areia Branca - Petrolina-PE Fone: (081) 3864-1282 Fax: (081) 3864-3577

Escola Técnica SENAI Santa Cruz do Capibaribe - Rua Maria Paulina da Conceição, 251, Nova Santa Cruz - Santa Cruz do Capibaribe – PE, Fone: (081) 3705-1767

Escola Técnica SENAI Paulista - Rod. BR 101 Norte, KM 52,3, Paratibe – Paulista-PE Fone: (081) 3438-5144 , Fax: (081) 3438-5371

Escola Técnica SENAI Cabo - Rod. PE 60, Km 01, Distrito Industrial Cabo de Santo Agostinho-PE, Fone: (081) 3521-0952 Fax: (081) 3521-0973

fonte: Redação do site PERNAMBUCO.COM

sábado, 29 de setembro de 2007

Em construção...